data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
O Brasil bateu, nesta terça-feira, um novo recorde e registrou mais 4.195 mortes por Covid-19. O número, contudo, não significa que todas essas pessoas morreram no mesmo dia, já que a contabilidade considera os dados divulgados pelas prefeituras e pelos Estados. Em Santa Maria, por exemplo, foram divulgados 24 óbitos na segunda-feira. No entanto, o número levava em conta registros entre 1º e 5 de abril, uma vez que a prefeitura ficou sem lançar dados no sistema por três dias. Isso ocorre, especialmente, em função de feriados e finais de semana e a consequente diminuição na divulgação de informações dos órgãos oficiais.
Ao todo, 336.947 brasileiros perderam a vida para a doença causada pelo coronavírus desde o início da pandemia.
Segundo dados da plataforma Our World in Data, associada à Universidade de Oxford, apenas dois outros países já tiveram mais de 4.000 vítimas da doença contabilizadas em um só dia: os Estados Unidos, em janeiro deste ano, e o Peru, em agosto de 2020, após a revisão de números represados.
Hospitais sofrem com escassez de medicamentos para intubação de paciente
Desde o início de março, o Brasil é o país em que mais se morre por Covid-19. Os Estados Unidos, que estão em segundo lugar nessa lista, tiveram 515 óbitos nesta segunda, o último dado disponível, menos que a metade dos 1.319 registrados por aqui no mesmo dia.
Também foram confirmados mais 86.979 casos, totalizando 13.100.580. Desses, 11.558.784 são considerados recuperados. O índice de recuperação é de 88,2%.